sábado, 12 de março de 2011

Dias 17, 18 e 19 de Março o II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria

II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria

Contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria busca difundir o cordel, levando à reflexão, ao debate, discutindo características, temas e abordagens; resgatando e apresentando ao público algumas de suas obras mais notórias, além de fomentar a produção e a formação de novos leitores e poetas.
Idealização de Fernando Assumpção, benemérito da ABLC, é o 3º edital conquistado junto a Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro. Realização da ABLC, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - www.cnfcp.gov.br - este projeto contribui para o debate sobre a literatura de cordel e a cultura popular produzidas no Brasil deste o seu aparecimento, tendo sido estas acompanhadas de perto pela ABLC nos seus 22 anos de existência. Dessa forma, resgata e dissemina a produção intelectual de seus poetas e o seu histórico na literatura nacional. Além disso, mostra a contribuição de autores e estudiosos para a consolidação desse gênero literário.

Serão dois dias de encontros literários, 17 e 18 de março de 2011, com entrada gratuita, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, à rua do Catete, 179. Conduzidos por poetas e cantadores convidados, dentre nomes importantes do universo da literatura de cordel, e que têm atuação constante na ABLC.
Estes encontros organizados no formato de aulas-espetáculo, contarão com a participação especial do poeta Manoel Monteiro, de Campina Grande, PB, o presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva.

2 comentários:

  1. OLHA EU ESTIVE NO ENCONTRO E FOI MARAVILHOSO.
    SAI DE LA COM UMA BAGAGEM REPLETA DE CONHECIMENTO E COM MUITA VONTADE DE PASSAR PARA OS MEUS ALUNOS, AMIGOS E TODOS QUE CONHECO SOBRE A MARAVILHA QUE É O CORDEL. NAO SABIA QUE ERA UMA CULTURA TAO RICA E COM UM UNIVERSO TAO GRANDE DE ESTORIAS QUE FEZ COM QUE EU VIAJASSE NO MUNDO DA IMAGINAÇAO. SAI DE LA QUERENDO Á APRENDER MAIS E MAIS,E ATE ESCREVER UMA ESTORA DE CORDEL.
    ADOREI SABER QUE NAO SO OS HOMENS PARTICPAM DESTA CULTURA COMO TAMBEM AS MULHERES, QUE PARA MIM FOI MUITO GRATIFICANTE AINDA MAIS PELA PARTICIPAÇAO ESPECIAL DE DALINHA CATUNDA UMA MULHER MARAVILHOSA, QUE COM SEU JEITO ASTUTO E SIMPLES ME FEZ FICAR MUITA VONTADE DE PROCURAR MAS SOBRE NOSSAS MULHERES NO MEIO DO CORDEL.E TAMBEM NAO POSSO ME ESQUECER DA MADRINHA MENA QUE COM SUA LUZ CONSEGUIU TRADUZIR TODO O GLAMOUR DO ENCONTRO, NOS CONTADO COMO FOI DIFICIL MAS PRAZEROSO MANTER ESTA CULTURA LINDA, RICA DE RIMAS E METRICAS QUE TRADUZ UMA EPOCA DE GRANDES LUTAS E BUSCAS.. CONHECER OS CORDELISTA POETAS TANTO DE SAO PAULO COMO DO NORDESTE BRASILEIRO FOI UMA AULA-ESPETACULO MERECEDOR DE MEUS CUMPRIMENTOS. MUITO OBRGADA PELA AULA MARAVILHOSA NAO SO DE CULTURA MAS DE AMIZADE ... OBRIGADA.

    ResponderExcluir